Concentração e foco: Dificuldades em tempos de Home Office
- Psi Alessandra Ribeiro
- 12 de jan. de 2021
- 3 min de leitura

A concentração é o que mantém a nossa atenção para realizar determinada tarefa. É um estado mental, quando conseguimos nos conectar com nosso foco (objetivo, planejamento, onde quero chegar) e nos manter centrados.
Com a pandemia, mudança na rotina e trabalho em home office, muitas pessoas foram afetadas e perceberam um prejuízo em relação a falta de concentração e foco no trabalho. O local de trabalho agora é o mesmo do descanso, a TV fica ao lado do notebook, as crianças, muitas vezes brincam ao redor e o barulho do vizinho, do cachorro etc podem ser gatilhos que roubam a atenção!
Isso acontece com você?
Veja abaixo o que você pode ajustar no seu dia a dia para auxiliar:
• Ambiente: Elimine as distrações! TV, celular e tudo mais que rouba a sua atenção! As redes sociais são ótimas para isso! Dica: Tire as notificações das redes sociais, mantenha o celular no silencioso (para notificações de apps). Algumas pessoas usam música a favor, se ela te auxiliar ok! Faça uma playlist leve e use-a a seu favor. Se a música tirar a concentração, elimine também!
• Organize o ambiente de trabalho: Se possível, separe um local para o trabalho! Uma mesa organizada ajuda na concentração! Limpo, ajustado, organizado.
• Metas e prioridades do dia – Organize as tarefas, priorize aquilo que de fato é mais urgente e o que será feito no dia; crie listas diárias.
Dica: Planners são ótimos para organizar tarefas por dia! Se tiver algo grande, divida em partes.
• Momentos de descanso – Pausas são saudáveis e auxiliam na produtividade. Faça pausas de um tempo específico (por ex. 15min) e retorne as tarefas na sequencia.
• Foco – Aqui, falo de foco no sentido maior. Quais são as suas metas de trabalho e vida? Onde você pretende chegar? Entender que, o que se faz hoje tem impacto no amanhã é importante para se manter motivado e consequentemente, focado naquilo que deseja. Esteja alinhado com seus desejos.
• Treinamento e hábito: É possível treinar a nossa atenção para aumentar os níveis de concentração, controlar impulsos, desenvolver a capacidade de adiar a resposta (perder o foco), desenvolver autocontrole, retomar a atenção no momento de dispersão e buscar estratégias para lidar com esses momentos. Além disso, modificar ou instalar um novo hábito requer tempo! Antes, acreditava-se que demorava em média, 21 dias, hoje, fala-se em 66 dias! Aqui, precisamos entender que é um processo individual, portanto, não existem regras! São tentativas e ajustes.
Se encontrar dificuldades, procure um psicólogo para te auxiliar!
• Mindfulness: A atenção plena, como o próprio nome diz, tem como objetivo o aprendizado a respeito da atenção no momento presente. A técnica auxilia na atenção no geral: pensamentos, sentimentos e corporal.
Vale a pensa tentar!
• Saúde Mental - Ansiedade, depressão e demais transtornos, além de preocupações e pensamentos automáticos disfuncionais muitas vezes ocupam a mente, fazendo com que a pessoa gaste tempo remoendo algo, sem conseguir organizar os pensamentos. Se este é o seu caso, procure ajuda profissional! “O que consome a sua mente, controla a sua vida”, já ouviu essa frase? Pois é! Se tem algo te consumindo, vai roubar sua energia, tempo e concentração!
Se você sofre de algum transtorno, esteja em dia com seu medicamento e tratamento psicológico.
Se existe algo ocupando os seus pensamentos, sem que você consiga dar conta sozinho, busque ajuda profissional.
• Esteja em dia com a sua saúde física e mental. Quando estamos bem - corpo e mente - nos sentimos mais dispostos e consequentemente, nosso funcionamento geral é melhor! Portanto, cuide com carinho dessa grande engrenagem que é o seu corpo!
Lembre-se: Um passo de cada vez! Feito é melhor do que perfeito. Só comece e continue, mesmo que não esteja 100% satisfeito, a prática te auxiliará a acostumar-se e ajustar os padrões necessários.
Um beijo grande,
Psi Alessandra Ribeiro
Comments