Tipos de Ansiedade
- Psi Alessandra Ribeiro
- 17 de nov. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de mai. de 2021
A ansiedade é uma emoção comum, como tantas outras. Porém, quando essa emoção se torna exagerada e recorrente, acompanhada de emoções desagradáveis, pensamentos catastróficos e reações físicas e emocionais desconfortáveis, é denominado como um transtorno.
Existem diferentes tipos de transtornos de ansiedade e uma pessoa pode apresentar mais de um transtorno ao mesmo tempo.

Para diagnóstico e tratamento, procure ajuda profissional com psicólogo e/ou psiquiatra. Os transtornos podem assustar, porém, todos possuem tratamento!
Abaixo, vamos conhecer um pouco a respeito de cada um dos tipos de transtornos:
TAG – TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA
O transtorno de ansiedade generalizada, como o próprio nome já diz, é um estado de ansiedade, tensão e preocupação excessiva e permanente, que interfere nas atividades, decisões e emoções do indivíduo.
O principal sintoma é a preocupação constante, que por si só, é geradora de consequências físicas e emocionais, trazendo prejuízos para a vida de modo geral.
SÍNDROME DO PÂNICO
A síndrome do pânico tem como característica os frequentes e inesperados ataques de pânico, que são episódios de ansiedade excessiva, com sintomas físicos (taquicardia, dificuldade de respirar, tonturas, etc.) e emocionais (medo de morrer, de ter outros ataques ou de ficar louco, sensação de perigo, etc.).
FOBIA
As fobias consistem em um medo irracional, porém persistente, de um determinado objeto, atividade ou situação. Entre eles, estão a fobia de animais, altura, elevador, insetos, lugares fechados entre outros.
Os sintomas são respostas ao medo excessivo: pânico incontrolável, evitação e fuga.
FOBIA SOCIAL
A fobia social é um transtorno que tem como característica a ansiedade irracional que ocorre frente as situações sociais, comprometendo desempenho, rotina e vida no geral.
Para pessoas com fobia social, as interações sociais mais comuns são interpretadas como perigos e resultam em medo e preocupações, o que leva a pessoa a se esquivar e fugir de situações que lhe causam essas emoções.
.
.
.
Busque ajuda profissional! É possível viver de forma mais saudável e equilibrada!

Comentários