Como transformar a frustração de fim de ano em oportunidade para o ano que se inicia?
- Psi Alessandra Ribeiro

- 31 de dez. de 2020
- 2 min de leitura
A finalização de um ano é sempre aquele momento de retrospectiva pessoal. Colocamos em nossa balança mental todas as expectativas que foram criadas e também tudo aquilo que não foi possível realizar.
O ser humano é insatisfeito por natureza e te digo que isso nem sempre é algo negativo, pois essa sensação de "querer sempre mais" é o que nos energiza para ir atrás de metas e sonhos! Porém, é preciso autoconhecimento e equilíbrio, para enxergar também os pontos positivos, as conquistas e aquilo que realmente faz sentido na vida, não somente ficar faminto por mais e mais.
O que acontece é que, como toda retrospectiva, também é um momento potencializador das coisas negativas. A frustração por metas que não foram possíveis de serem alcançadas pode ser grande e acabar desanimando, trazendo a sensação de fracasso e de que "estou finalizando o ano com mais perdas e em débito comigo mesmo". É aquela voz interna que te cobra o tempo todo e que muitas vezes não é capaz de enxergar também os aspectos positivos do ano, as tentativas que te ensinaram muito até a respeito daquilo que não foi possível concluir.
Já pensou nisso?
Neste momento, perceba quais pensamentos você anda alimentando e o que a sua voz interior anda dizendo para você mesmo (a).
Tente fazer o movimento inverso: Apesar de ... (algo que gostaria de ter conquistado e não consegui por alguns motivos), eu ainda consegui ... (pequenos passos, aspectos positivos do seu ano e ganhos no geral).
Além disso, existe uma nova página em branco esperando para ser escrita por você. Sempre é tempo de recomeçar, independente da época! Portanto, crie metas, restabeleça prazos, sonhe novos sonhos!
Pare e pense um momento: Qual o primeiro passo que posso dar rumo a essa meta, sonho ou objetivo?
Lembre-se de considerar metas realistas, possíveis e divididas em pequenas partes. Isso te incentivará e servirá de impulso para seguir! Caso contrário, imaginar metas irrealistas ou somente focar na finalização (com um longo caminho a seguir), te enche de ansiedade, gerando angustias e impedindo a sua caminhada.
Anota ai: Feito é melhor do que perfeito! Pequenos passos te levam adiante, ficar parado, não te leva a lugar nenhum!
Vamos lá? Feliz 2021!





.png)




Comentários