Otimismo trágico e enfrentamento de crises
- Psi Alessandra Ribeiro
- 7 de jan. de 2021
- 2 min de leitura
Muito se fala - e se vende - a ideia de que o pensamento positivo atraí as coisas para a vida etc. A verdade é que, o pensamento positivo te ajuda a ter uma visão mais ativa e esperançosa para enfrentar momentos de crise, porém, somente o pensamento positivo, sinto lhe dizer, não faz com que as coisas aconteçam.
Muitas pessoas ainda acreditam que o pensamento realista é a versão contrária do pensamento positivo, ou seja, ser negativo. Mas, não sejamos extremistas, afinal, entre o 08 e o 80, existem 72 possibilidades.
Viktor Frankl, psiquiatra vienense que sobreviveu a campos de concentração, estudou e escreveu sobre, fundando a terapia centrada no sentido da vida - denominada logoterapia e análise existencial - cunhou o termo "otimismo trágico", onde, a pessoa permanece "otimista" apesar da culpa, dor ou risco de / morte. Aqui, o otimista, tem um lado realista, ativo e de "dizer sim a vida", apesar das circunstâncias nem sempre positivas e favoráveis.
Dizem sim a vida - é o ato realista da capacidade humana de transformar os aspectos negativos da vida em algo positivo, construtivo, novo e sustentável.
Em tempos de Covid-19, conseguimos perceber com clareza essa capacidade de adaptação, resiliência e otimismo. É claro que nada vai desaparecer com pensamentos positivos! E é exatamente neste momento que percebemos a necessidade de sermos realistas, reconhecer as dificuldades, trabalharmos a aceitação para aquilo que não podemos mudar e também, buscar aquilo que podemos!
Como você deseja lembrar desses tempos tão desafiadores? Sim, um dia tudo isso irá passar! Mesmo que não tenhamos como fazer muito, mundialmente falando, o que você pode fazer pelo seu mundo interior? Pelos seus? Sua casa, suas emoções?
A verdade é que, independente do que acontece, a vida continua. Nós temos a capacidade de adaptação, o sentido e a esperança podem ser encontrados - apesar das circunstâncias! Viktor Frankl identificou cinco ingredientes fundamentais para a sobrevivência em situações difíceis:
• Aceitação
• Afirmação
• Coragem
• Fé
• Autotranscendência
É preciso autoconhecimento para reconhecer os momentos estratégicos e responder de forma funcional a eles, direcionando o foco para o futuro, nos significados e sentido. Assim, fica muito mais "fácil" trabalhar a aceitação e não entrar em ciclos viciosos de pensamentos negativos.
É preciso viver com os dois pés no presente, porém, estar sempre atentos as nossas escolhas que orientam e dão significado aos dias de hoje e direcionam o futuro.
Ao nos conectarmos com os nossos sentidos de vida, com os significados, fortalecemos a habilidade de aceitar, de superar e encarar desafios.
Dica de Livro: Em busca do Sentido - Viktor Frankl

Commentaires